Gestão

Portal da Transparência teve 8,1 milhões de acesso em 2012

 O Portal da Transparência do Governo Federal recebeu mais de 8,1 milhões de visitas no ano passado. O crescimento do número de acessos foi de aproximadamente 142%, ante 2011 (de 3.369.275 para 8.170.046 de acessos). As consultas aumentaram, principalmente, depois da divulgação da remuneração dos servidores do Poder Executivo Federal, a partir de 27 de junho de 2012.

Em 2012, também foram ampliados os serviços de consultas oferecidos à população. Tornaram-se disponíveis, por exemplo, dados referentes aos imóveis funcionais, ao Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas e ao Cadastro de Expulsões de Servidores do Executivo Federal.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

O governo brasileiro acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.

 

Serviços oferecidos

O Portal da Transparência publica as despesas do Poder Executivo Federal, com atualização diária. As informações sobre a execução orçamentária e financeira é pormenorizada por meio da consulta “Detalhamento Diário das Despesas” e os dados apresentados correspondem aos documentos emitidos no dia útil anterior.

Fonte: Portal Brasil