Gestão

AS OPOSIÇÕES COM O GOVERNADOR RAFAEL

AS OPOSIÇÕES COM O GOVERNADOR RAFAEL

AS OPOSIÇÕES COM O GOVERNADOR RAFAEL

 

Magno Pires

            O Governador Rafael Fonteles está fazendo uma gestão de bons resultados no Estado. E este desempenho do Chefe do Poder Executivo, com uma administração eficiente e resolutiva deixam as oposições emparedadas. E sem condições de prosseguirem sua ação de galgar o Executivo, e impor uma derrota no governismo de Rafael e o seu Grupo.

            Consequentemente, entendo como muito improvável o retorno das oposições ao Governo, a não ser em longínquo prazo, porque o governismo no poder, sob a liderança do PT e mais uma grande quantidade de partidos coligados, não se arrefece no exercício político administrativo de ação governamental, empoderando-se constantemente.

            E, a liderança do Governador Rafael, que substituiu o líder Wellington Dias (PT), no Poder Executivo, tende-se a se fortalecer e a se materializar grandemente no eleitorado e junto à população, sobressaindo-se como um líder ímpar e inédito, galvanizando cada dia mais, esse apoio popular, o qual se alarga e/ou estende-se, com capilaridade para o Brasil, diante das metas e ações que tem aplicado diligentemente.

            Ademais, Rafael Fonteles se contrapõe diplomaticamente às linhas gerais do PT histórico, sem fundamentalismo, dirigindo o partido e a coligação, que lidera, para uma linha mais moderna, de um capitalismo liberal, que cria permanente emprego e renda, distribui a riqueza, desconcentrando-a em favor dos mais necessitados e carentes, aspecto que o PT histórico tentou fazer, entretanto, não conseguiu, certamente porque não persistiu e não perseverou, porquanto as condições eram as mesmas de Rafael Fonteles.

            O Governador Rafael, entendo eu, é ciente e consciente das mudanças que o Brasil experimenta; e está antenado com elas. E, em Brasília, conta com o apoio irrestrito do Presidente Lula, que é o seu amigo pessoal, por isto tem carreado um volume de recursos extraordinário para programas, planos e projetos no Estado, com destaque para a construção do Porto de Parnaíba, cuja obra estava paralisada por várias décadas. E já com a programação da construção da ampliação da segunda etapa para ser inaugurada em março deste ano.

            Ressalta, também, o Chefe do Poder Executivo piauiense o apoio que recebe da Bancada Federal, em Brasília, para liberação das verbas para o Estado.

            Várias foram as metas e ações materializadas e iniciadas neste primeiro ano de Governo, mas destaco as do Porto de Luís Correia, os cinco centenas ou mais de Colégios em tempo integral, ampliações das estradas federais no entorno de Teresina, a nova maternidade Evangelina Rosa e a instalação da Microrregião de Águas e Esgotos do Piauí – MRAE para permitir a privatização da AGESPISA e a implantação do Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico, bem assim as eficientes ações alcançadas na modernização da Segurança Pública, dentre outros.

            E, como este marco de obras e um saudável entendimento com a base política, inclusive prefeitos e vereadores, torna-se impossível às oposições voltarem ao Poder, enquanto Rafael Fonteles liderar o PT e a Coligação, que lhe elegeu Governador em 2022. Nenhum candidato lhe arrebatará o poder!!

           

MAGNO PIRES é Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras-APL e Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.