Política

NETO E FILHO DE VAQUEIRO SERÁ REELEITO PREFEITO DE BATALHA

NETO E FILHO DE VAQUEIRO SERÁ REELEITO PREFEITO DE BATALHA


NETO E FILHO DE VAQUEIRO SERÁ REELEITO PREFEITO DE BATALHA

Magno Pires

          José Luís do Frango ou Zé do Frango, neto e filho de vaqueiro, será reeleito prefeito de Batalha. É o Piauí dando também exemplo para o Brasil. Certamente, em nenhum outro Estado brasileiro, este fato de que um homem de origem e formação campesina, modesta, muito simples, terá se tornado prefeito reeleito de um dos maiores e mais importantes municípios de um Estado.

          José Luís do Frango ou Zé do Frango, é neto de José Lustosa de Melo ex-Vice prefeito de Batalha, e filho de Gonçalo Machado do Vale, ambos vaqueiros da Fazenda Monte Alegre, e de seu proprietário Magno Pires Alves e esposa Maria do Rego Lages Alves por mais de 50 anos.

          José Luís do Frango ou Zé do Frango, e seu avô José Lustosa de Melo, bem assim o seu pai Gonçalo Machado do Vale e sua família moraram e residiram por mais de 150 anos na Fazenda Monte Alegre, cujo proprietário dessa Fazenda, sr, Magno Pires, viveram durante toda a sua vida nessa fazenda e jamais se afastaram para trabalhos noutros lugares com o criatório de gado e animais menores ovinos, caprinos, além de suínos.

          José Luís do Frango, logo cedo, e ainda menor de idade, precisando ajudar ao pai Gonçalo Machado do Vale, não só na subsistência alimentar familiar, como vaqueiro, atuou também na venda de animais, especialmente galinhas de granja e caipira, adotando o comércio na compra e venda desses animais; e daí organizou-se e fortaleceu-se não só em Batalha, mas também nas regiões um forte comércio de transações negociais, de porta em porta, na prestação e venda desses pequenos animais para entrega do galeto.

          José Luís do Frango ou Zé do Frango, ainda nesse ramo negocial de venda de galeto, ainda trabalhou em sociedade, com o seu amigo e proprietário rural no município, médico Custódio Borges Alves, de quem é muito amigo.

          Entretanto, José Luís do Frango ou Zé do Frango, nesse comércio, de porta em porta, de venda de frango e já vendendo e negociando animais de terceiro, começou a ajudar todos os prefeitos do município nas suas eleições, pedindo voto, para os seus clientes comerciais, para os sucessivos prefeitos do município.

          Nesta sua reeleição, o ex-prefeito de Batalha, médico Antônio Lages Alves, assegurou o apoio de sua forte liderança municipal para Zé do Frango, o que fortalece enormemente o pleito vitorioso de Zé Luís do Frango.

          E, assim é que, tornando-se conhecido e querido de todos os seus clientes na venda do frango, o ex-prefeito João Messias Melo, convidou-o para ser o seu Vice. E, aceito o convite do João Messias, José Luís do Frango, ostentando esse nome, foi eleito Vice na chapa de João Messias, por reconhecimento à sua forte liderança junto à clientela do frango.

          E, José Luís do Frango ou Zé do Frango, nesse seu cansativo trabalho de comércio do frango, agora é Vice do prefeito João Messias e com a morte de João Messias, José Luís do Frango assume, como titular do cargo. E de comerciante de frango, é o prefeito de sua cidade natal, agora.

          Esse o ciclo cenário bonito histórico da vida do atual prefeito de Batalha que postula a reeleição, por conta do vasto trabalho que construiu em todo o município, notadamente na infraestrutura física e social na zona rural de Batalha, o qual o elevará à condição de reeleito. Justamente porque nenhum prefeito de Batalha fez tantas obras em prol da municipalidade.

          Aos preconceituosos, que são minoria, que não aceitam que um neto e filho de vaqueiro seja candidato e reeleito prefeito de Batalha, José Luís do Frango ou Zé do Frango, apenas relembra que as pesquisas eleitorais lhe concedem amplo conceito, imagem e conduta, com as consultas populares assegurando, amplamente a sua reeleição. E Zé Luís do Frango prossegue trabalhando, determinadamente, e aguardando o resultado positivo no dia da eleição vitoriosa.

MAGNO PIRES é Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras-APL e Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.