Gestão
PLANO BRASIL DE INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA – PBLog

José Manuel Monteiro Rosa Simões Moedas
Administrador e Economista da Fundação CEPRO
O Conselho Federal de Administração – CFA promoveu a elaboração do Plano Brasil de infraestrutura Logística (PBLog) – Uma Abordagem Sistêmica.
O plano procura basear-se na Teoria Geral de Sistemas, desenvolvida por L.Von Bertalanffy, definindo sistema como uma cadeira de infraestrutura logística.
A falta de investimentos no setor de logística é histórica.
O Brasil com 8.547.403 Km2 apresenta desafios de infraestrutura logística para integrar as diversas regiões, formadas por 26 estados, Distrito Federal e 5.570 municípios. Deve-se somar o complexo de um mercado de forma globalizado, a permanente evolução da tecnologia, a concorrência entre redes de negócios, implicando ritmo no processo de produção e distribuição. Com a integração desse processo pode trazer benefícios nos lucros, qualidade, custo, produtividade e nível de serviço.
É importante o Administrador em todas as fases da cadeira logística, com o intuito de alcançar bons resultados. Daí a produção de conhecimentos nas diversas áreas de sua competência.
Faz-se necessário uma base na infraestrutura logística de transporte, em confronto com as demandas nacionais e internacionais, quanto a mobilidade de produtos.
Os objetivos do PBLog prevê as seguintes ações:
- Realização de eventos regionais para coleta de propostas, com vistas a melhorar a infraestrutura logística;
- Análise das propostas levando em consideração a viabilidade técnica, econômica e ambiental;
- Apresentação de propostas para a construção, adequação e integração de infraestrutura logística.
Para que os seus modais (ferroviário, rodoviário, aquaviário, aéreo, dutoviário e infoviário) funcionem necessita-se que o sistema seja eficaz e apresente vantagens competitivas. Por outro lado, o planejamento somente será possível com o conhecimento do tipo de carga, trajeto, características dos serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança, rapidez e custos.
O presente Plano teve a participação decisiva do Administrador, Prof. Drº Jorge Campos, da Universidade Federal do Amazonas, desempenhando também, as funções de Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas.
O PBLog foi apresentado no Congresso Nacional no mês de setembro do corrente ano. Poderá subsidiar o Governo Federal na política de infraestrutura logística do país.
Por fim, o PBLog apresenta a concepção de integrar os projetos previstos nos diversos modais de infraestrutura logística de cargas e projetar ações, em consonância com os projetos desenvolvidos, principalmente, a nível estadual. O Plano caracteriza-se como um estudo, em termos nacionais, os projetos podem integrar o Brasil em todas as regiões, com vistas a facilitar o fluxo de produtos, pessoas, dados e informações.
