Blog
Seminário Internacional discute Economia Política da Comunicação
Durante dois dias, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou o Seminário Internacional de Economia Política do Jornalismo (EPJ). O encontro foi promovido pelo Grupo de Pesquisa de Economia Política da Comunicação (Comum), juntamente com o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (Nujoc), e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM).
Segundo a professora doutora Jacqueline Dourado, coordenadora do Comum, o evento quando pensado era destinado para agregar os alunos do recente mestrado do curso de Comunicação Social. “Quando foi planejado o evento, tínhamos como principal proposta agregar os alunos do mestrado e os grupos de pesquisas, mas a partir das reuniões vimos que poderíamos fazer algo bem maior. Transformamos em um evento internacional agregando uma grande produção acadêmica”, comentou.
O evento teve a presença de professores renomados na área, que discutiram assuntos como Direitos Humanos e Jornalismo, Televisão, mercados e cidadania, Los Medios Públicos en América Latina: una agenda marcada por conflitos, este último abordado pelo professor dr Martín A. Becerra, da Universidade de Buenos Aires.
“O evento não se encerra com o seminário. No segundo semestre teremos a publicação do livro com os trabalhos dos conferencistas, dos mestrandos, dos professores e alunos do grupo Comum. Tudo isso demonstra a consolidação da dinâmica atual do mercado e dos avanços das pesquisas em jornalismo”, comenta.
A Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí (CCom) apoiou o evento através da confecção dos cartazes. O apoio a eventos científicos é uma forma de estimular a pesquisa nas várias áreas do conhecimento no Estado.
