Política

SERMÃO ÀS GERAÇÕES DO PRESENTE E ÀS FUTURAS

SERMÃO ÀS GERAÇÕES DO PRESENTE E ÀS FUTURAS

SERMÃO ÀS GERAÇÕES DO PRESENTE E ÀS FUTURAS

 

Magno Pires

 

            Meus sentimentos não se desgrudam dos pobres, dos desafortunados, dos necessitados, dos miseráveis, dos ainda analfabetos, dos que passam fome...

Eles que são tão vilipendiados pelos ricos, os ricaços, que concentram impiedosamente renda em seu desproveito. E jamais distribuirão. Cada vez mais aumentam seu patrimônio retirando do trabalho difícil, suado, e calejado dos milhões de pobres e do Estado patrimonialista.

Os ricos não têm piedade das sérias dificuldades vividas pelos pobres para sobreviver, alimenta-se e morar...

Os ricos continuam surripiando a milionésima e patriótica parte da renda dos pobres, embora assaltem os cofres do Estado de onde retiram a sua maior renda e patrimônio.

Esse cenário é constrangedor e de dificílima mudança.

Os próprios pobres reagem pouco porque são exauridos permanentemente pelos ricos na sua capacidade de reagir pela exaustão de suas forças provocadas pela frenética ação da riqueza dos milionários.

            Cada dia vejo mais distante, no infinito, a solução.

Pois, nem sequer o Estado consegue limitar, inibir, diminuir e minimizar o poder de exploração dos ricos com as suas políticas públicas em proteção dos desafortunados; porque não imprime permanência, persistência, constância e seriedade no seu trabalho.

            E os políticos, com raras exceções, são indiferentes ao poder de reduzir essas distorções entre ricos e pobres para almejar um equilíbrio.

            Irei continuar nesse trabalho até quando minhas forças permitirem. Sairei, entretanto, vitorioso; fiz e farei o que pude; e as minhas forças (in) vencíveis permitirem.

Ficam, portanto, à história, às gerações futuras, meu saudável trabalho de protesto e de empenho permanentes de lutas e de determinação a favor daqueles que possuem apenas alguma coisa; e/ou não possuem quase nada; ou praticamente nada. E ainda são molestados e vítimas da exploração da ganância dos ricos.

 

 

Magno Pires é Membro da Academia Piauiense de Letras, ex-Secretário da Administração do Piauí, Advogado da União (aposentado), jornalista, administrador de empresas, Portal www.magnopires.com.br, e-mail: [email protected].